22 de novembro de 2011

nota #17: when in Rome

Existem muitas coisas que me deixam feliz nessa vida. Uma delas, com certeza, é ter que esperar meu vôo em um aeroporto que tem free wi-fi. São 3pm na Philadelphia. 12pm em San Diego. 9pm em Roma. Em algumas horas eu vou colocar meus pezinhos na Itália pela primeira vez. Ouvi dizer que Roma é a cidade com os mais belos monumentos históricos de todos os tempos. O Panteão, o Coliseu, a Fontana di Trevi. Um museu à céu aberto.

Quero aquela alegria palpável italiana, um trânsito caótico cheio de vespas, gente gesticulando feito a vida fosse um teatro. Mas confesso que estou especialmente ansiosa pra ir ao Vaticano, menos pela minha ligação com o representante terreno do Catolicismo, mais pela idéia de sentir esse poder da religião ao meu redor. Eu que fiz primeira comunhão, mas não decorei nenhuma outra oração além do Pai Nosso, que nasci numa cidade devota de Santo Antônio (espero que não tenha errado o santo), mas nunca pedi à ele nenhum namorado, quero literalmente pagar pra ver o poder de cruzar a Basílica de São Pedro, com o seu teto de grife by Michelangelo.

Espero muito da cidade que um dia foi a capital do maior império da Antiguidade. O que podia mais ainda impressionar uma estudante de Direito (congelada) que a história viva? Foram muitos anos de leitura sobre esse lugar. Agora, quero que a cidade me hipnotize. Quero ver as ruas cheias e tomar muito capuccino.

Imagina como deve ser viver numa cidade que se sustenta do passado. Imagina os getalos de San Crispino onde Julia Roberts comeu, rezou e amou. Andar numa cidade sem calçadas. Jogar, sem que os guardas percebam, uma moeda na Fontana di Trevi.  Eu não sei se todos os caminhos te levam à Roma, mas tô certa que o vôo 718 chega lá.

5 comentários:

  1. Invejinha boa, amiga! Um dia vou ser como você! Por enquanto, fico de cá só lendo, maravilhada, as suas peripécias!
    Divirta-se muito, observe muito e volte logo, para contar cada detalhe! E ah! não esqueça as fotos (essa parte é até desperdício escrever, né? você não esquece rs).
    Boa viagem!!

    ResponderExcluir
  2. Você é uma poetisa, minha linda!!!
    Senti na pele sua emoção e o coração até bateu
    mais forte, sabia?! Continua escrevendo pra gente
    na medida do possível!!! Aproveite muito!!!
    Saudades Thaizinha... Beijos, queijos e capuccino! ;D

    ResponderExcluir
  3. O Coliseu é um lugar que eu tenho que visitar antes de morrer rsrsrs!!! Já me disseram que a vibe é bem pesada qdo vc está lá dentro...
    Aproveita bastante!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Amiga (Larissa Leal)! Já volto amanhã. Tirei muitas fotos, vou tentar colocar ainda essa semana algumas pra vc ver!

    ResponderExcluir