29 de novembro de 2011

nota #20: Il primo

Bendito fuso horário. Quase 4am e eu assistindo novela (atrasada) no sofá. Preciso dizer que já estou com saudades de Roma?

Lembrei agora do primeiro "uau" da viagem, o monumento dedicado ao rei Vittorio Emanuele II. Sem saber direito onde procurar o Vittoriano, caímos, quase que involuntariamente na Praça Venezia. Se existe um centro do centro histórico de Roma, eu diria que ele fica bem ali. Mas o monumento não tá lá, no meio da praça. Os romanos prepararam toda uma casa pra ele, com direito a escadarias na chegada, museu interno, elevador e terraço com uma vista abençoada da cidade. Coisa fina. Claro que pra manter a casa do monumento arrumada, eles cobram ingresso. Até para pegar o elevador. Vale a pena chegar à parte superior do Vittoriano e conferir o Museo Centrale del Risorgimento, que tem um repertório farto de Giuseppe Garibaldi. Ah! E agora que tenho as fotos da viagem, isso aqui vai ficar um pouco mais interessante.



A verdade é que o charminho a mais das ruas de Roma não é nada muito grande, são os carros pequenininhos (tipo Smart, ou mais antigos) e aquele monte de Vespas. Eu que aprendi com os Estados Unidos a gostar de carros grandes, não vejo a hora de fazer um test-drive em um desses restinhos de carro. Imagina dirigir só a metade. O carro acabou ali, atrás do banco do motorista. Dá pra estacionar até de lado na rua! Olha só um modelinho bem retrô, a cara do passado:


Uma parada obrigatória, sem dúvidas, é a Fontana di Trevi. Enorme, e muito rica em detalhes. Mas acho que a cidade cresceu de uma forma em volta da praça que não sobrou muito espaço para os turistas. E olhe que Novembro não é o mês mais badalado. Sobre o meu pedido, bem, infelizmente, o gerente financeiro da viagem vetou a minha idéia de jogar uma moeda potente de 2 euros e me deu uma moedica (de 2 centavos) pra jogar na fonte. Espero que as forças sobrenaturais romanas estejam em promoção.

Um comentário:

  1. ai amiga, o que você pediu é tão caro assim? tomara mesmo que estejam em promoção, então! hahaha
    muito bom conhecer Roma, de longe, por suas palavras.. a gente sente a emoção!

    ResponderExcluir