21 de setembro de 2011

nota #13: Rothenburg ob der Tauber (final)

No final tudo correu 5 estrelas. Mas antes, esclareço algumas dúvidas. Cheguei ontem de manhã em San Diego, mas vou continuar escrevendo sobre a viagem, até que no mundo das estórias, ela se acabe. Um  jeito que encontrei de mesmo voltando pra casa, fazer a experiência durar mais um pouquinho.

Muito obrigada por me ouvir. E por dividir comigo esse momento por tantos meios diferentes! Espero que algumas das notas levem vocês a fazer algo novo (nem que seja, escrever).

Muita gente comparou a cidade com Leavenworth, que fica pertinho de Seattle (no estado de Washington, EUA). Parece sim! A diferença é que Leavenworth foi uma cidade reformada com base numa vila da Bavária, com o objetivo de melhorar a economia... um dia alguém pensou "que tal transformar essa cidade numa vila alemã e ganhar dinheiro com isso?". E deu certo!  Mas não tem história, não tem colonização alemã. É tudo "pseudo".

Voltando a Rothenburg.

A cidade foi bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra, no entanto, os moradores começaram a reconstruir-la, mas faltou dinheiro. Alemanha em crise, eles apelaram aos fãs da cidade. Isso mesmo. Doações foram recebidas de todas as partes do mundo. Vejam só que cidade amada! E os nomes de muitos dos que contribuíram estão pelo muro que cerca Rothenburg...


(passeio com direito a trilha sonora, e tudo mais)



(pausa para a presepada)


(o tal do muro: a caminhada foi mais fácil pra mim... os meninos foram quicando a cabeça na madeira, mesmo)


(dá tchau pra minha tia molhando as plantas!)


Para alegria de Ale, subimos na torre. As escadas eram para pagar todos os meus pecados e ainda queimar umas calorias... mas valeu ver o muro lá de cima. Amor ainda maior por esses telhadinhos!


Voltamos pro "centro" no anoitecer pra fazer um tour guiado. Mesmo com o corpo doído, só o osso da borboleta, valeu a pena cada passo. E nessa hora não tem como não comparar... a riqueza brasileira está mesmo na sua cultura popular e natureza. Não no patrimônio histórico. Sei que não é justo, mas comparando com a Alemanha, o Brasil ainda escreve seus primeiros capítulos. Me senti numa aula viva, se é que isso existe.

E para fechar o dia, uma jantinha à luz de velas. Amigos muito românticos a fofocar para relaxar a mente.

P.S. depois da foto da janta, ficam as fotos do hotel mais legal de todos os tempos... sem mais!!





3 comentários:

  1. Super gostoso aprender mais sobre a historia de outro pais, ate pq ja me esqueci oq aprendi na escola (mtos anos atras) haha!!! ME identifiquei mto com essa cidade, pelas suas fotos, com muitos detalhes e tudo organizado em seu lugar, povo feliz. Espero conhece-la um dia e viver esses momentos contados por ti!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Nossa quase perdi esse , ta muito legal e interessante ! Brigada por compartilhar as historias ! Esse hotelzinho e muito cute haha

    Simone guimaraes

    ResponderExcluir
  3. Thaianna,

    Estou acompanhando seu blog e estou encantada com as estorias, fotografias e principalmente com seu talento de escritora! Voce realmente me faz sentir nos lugares que voce visita! Isso e uma delicia!
    Parabens!!!
    Continue escrevendo muito porque eu e muitos outros leitores estamos ansiosos para os proximoa capitulos das aventuras de Thaianna Andrade!

    Super Beijo! Fran

    ResponderExcluir